terça-feira, 9 de outubro de 2007

Essa tal da CIBERCULTURA

Cibercultura envolve vários conceitos. Exemplos:portal,ciberespaço, comunidade virtual, comunidade virtual,hipertexto, geração net, cibercultura, inteligência coletiva, rede, interatividade, virtualidade, inteligência artificial, simulação. Entre esta teia de palavras farei uma breve pesquisa sobre COMUNIDADE VIRTUAL.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
É uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.

Para Howard Rheingold o termo Comunidades Virtuais "...são agregados sociais que surgem na internete quando uma quantidade de gente leva adiante essas discussões públicas durante um determinado tempo suficiente, com suficientes sentimentos humanos, para formar redes de relações pessoais no ciberspaço." (RHEINGOLD, 1996,p.20.)

Segundo Pierre Lévy, a criação de uma comunidade no ciberespaço
[...]não é irreal, imaginária ou ilusória,trata-se simplesmente de um coletivo mais ou menos permanente que se organiza por meio do novo correio eletrônico mundial (Lévy: 2000, p.130)

(...)

A partir das fontes pesquisadas compreendi que estas Comunidades se localizam nos espaços virtuais através das tecnologias o que amplia as redes de comunicação entre os seres humanos a partir do sentimento de pertencimento. Cada comunidade forma sua identidade através das INTERAÇÃO dos participantes. O tempo e o espaço se reconfiguram e são ressignificados pois com um click somos levados/as a este espaço. Nas comunidades virtuais são alimentadas por dinâmicas coletivas de trocas por isso todos são agentes, são os indivíduos e as organizações quem decidem a fisionomia e as funções das Comunidades virtuais por eles criadas e nas quais atuam.

Um comentário:

Jaqueline disse...

Acho interessante esta possibilidade de me identificar com algo, fazer parte e ao mesmo tempo decidir em permanecer ou não isso alimenta a idéia de liberdade, de mudança e isso é muito bom. A comunidade virtual é o espaço onde as pessoas interagem de acordo com seus interesses, participam, emitindo suas opiniões ou idéias, ou seja é um ambiente que favorece a comunição no instante em que lhe deixa à vontade para interagir. Gostei muito de suas colocações, Carla e das definições dos autores que trouxe, Parabéns!!!