terça-feira, 6 de novembro de 2007

SEMINÁRIO RÁDIO EDUCAÇÃO


“HÁ DÉCADAS O RÁDIO EDUCA, APROXIMA, APAIXONA, ENTRETÉM, INFORMA, SUGERE, MOBILIZA, CONFUNDE, LIBERTA, E ANIMA.”
(ARAÚJO,2003)


RÁDIO E EDUCAÇÃO (POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES)

Potencialidades da rádio em uma educação em crise (evasão, repetência, analfabetismo, baixa qualidade...) para ir além do livro didático.
Potencialidade político pedagógico para cada sujeito envolvido. Formação de cidadãos pensantes que possam produzir e não apenas reproduzir conhecimento.
Aprimoramento da fala e escrita, organização do pensamento, diminui a timidez.
Desenvolvimento do senso crítico, aprender a perceber a mídia de forma critica.
Estimula a “Cultura do ouvir” numa sociedade que centra a aprendizagem na visão.
Linguagem próxima do educando.
Aprendizagem com ludicidade (Música).
Potencial de dinamizar as aulas, aumentar a auto-estima de professores e alunos, trabalhar temas transversais (ética, sexualidade, meio ambiente, direito, racismo, gênero, etc.)
Limitações: falta de formação de professores, debates acerca de *educomunicação nas Faculdades (nos cursos de Pedagogia e Comunicação)
Possibilidade de diminuir a distância entre escola família e comunidade
Exercício do direito à expressão e à comunicação
Domínio da linguagem radiofônica e das tecnicas de radiofusão.
“Os meios de Comunicação estimulam a produção cultural e dão espaço para que as minorias se expressem” Nestor Garcia Cancili (1995). Segundo ele os estudos de cultura devem passar necessariamente pela pesquisa dos meios de comunicação de massa.

* conceito de educação que reúne o uso da mídia e educação.


FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS

Programa RÁDIO ESCOLA. SEED( Secretaria de Educação a Distância). São 60 programas com duração de três minutos cada. Abordam vários aspectos da alfabetização com sugestões de atividades. Programas radiofônicos educativos destinados a apoiar a capacitação e atualização de milhares de professores alfabetizadores em todo país.
“Que o governo passe a adotar iniciativas pilotos que foram bem sucedidas como políticas públicas, e ajude a implementá-las onde encontrar parceiros em potencial.” ( Cynthia Camargo, idealizadora do projeto RÁDIO PELA EDUCAÇÃO implementado em várias cidades do estado do Pará, em entrevista à Midiativa

RÁDIO WEB

Ferramenta flexível, interativa, construtivista e de baixo custo.
Agrega a informação auditiva, textos escritos e dados visuais além de possibilitar a interação com o público.

RÁDIO COMUNITÁRIA

Pensar a educação fora do ambiente escolar
Rádios Comerciais (300 watts) e Comunitária (25 watts)

Nenhum comentário: